Só faltava essa!
Os vereadores de Brusque desprenderam na noite de ontem (8), durante sessão ordinária do Legislativo, mais de meia hora para debater um dos assuntos mais relevantes para a sociedade local: a comemoração do título de campeão brasileiro de futebol conquistado pelo Flamengo. Tudo graças a uma moção elaborada pelos ‘vereadores-rubro-negros’ Eduardo Hoffmann (PDT) e Alessandro Simas (PR) em homenagem à torcida organizada Fla Brusque, pela festa de comemoração.
O assunto era um dos 16 itens, entre projetos de leis, pedidos de informações e moções, que integravam a pauta de “trabalho” do dia. Nem mesmo propostas como a do orçamento para o ano que vem, debatida na semana que passou, e o que institui a emissão de notas fiscais de forma eletrônica no município, receberam tanta atenção por parte dos vereadores quanto a histórica moção.
Alessandro Simas, um dos autores, buscou justificar a iniciativa ao afirmar que houve uma semana de tratativas entre torcedores, poder público e Polícia Militar, para a organização da festa que ocorreu no último domingo (6). O objetivo era de retirar a comemoração do Centro, geralmente realizada na Cônsul Carlos Renaux, a fim de evitar transtornos ao trânsito. O que não foi o caso, pois houve a interrupção de parte da rua Felipe Schmidt.
O vereador Ademir Braz de Sousa (PMDB) lembrou que este não era um assunto de grande importância para ser debatido por muito tempo em plenário. Sugeriu que fosse estendida a moção às demais torcidas dos times que brigaram na rodada final do Brasileirão pelo título.
Roberto Pedro Prudêncio Neto (PDT) seguiu na mesma linha, sugerindo cumprimentos ao Vasco da Gama pela conquista da Série B. Celso Carlos Emydio da Silva (DEM) corroborou a desnecessidade da discussão.
Valmir Coelho Ludvig (PT) afirmou que a discussão seria interessante se considerasse, como foco, a organização de eventos como este para não prejudicar o tráfego de veículos e pedestres no Centro, além dos riscos de depredação de bens públicos. A moção foi aprovada por unanimidade.
A Câmara se reúne novamente esta semana, na quinta-feira (10), a partir das 13 horas. O motivo é que ainda restam outros projetos de relevância para serem debatidos e votados. Caso nenhum outro vereador-torcedor resolva prestigiar um time de futebol com alguma moção, as propostas devem passar, ou não, de forma rápida, pelo crivo dos legisladores.


